Páginas

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Jardel Filho

Jardel Filho - Ator brasileiro (1928-1983)
Ele nasceu durante uma temporada da companhia teatral de seu pai, em São Paulo, e sua mãe ficou retida na maternidade até arranjar dinheiro para pagar a conta do parto, e só assim retornar ao Rio de Janeiro.

A arte de representar - em todas as suas facetas esteve presente na vida de Jardel Jercolis Filho todos os dias, do primeiro ao último. Nascido em família tradicional de artistas, seu pai foi o empresário teatral Jardel Jercolis e sua mãe a atriz Lídia Bôscoli, tendo seu parto acontecido em São Paulo durante uma temporada artística da companhia paterna naquela cidade. Por dificuldades financeiras, sua mãe ficou mais de um mês na maternidade até que houvesse como pagar o parto e retornar ao Rio de Janeiro. Na adolescência tentou a carreira militar, mas o chamado do palco acabou por leva-lo ao teatro, onde estreou na Companhia Dulcina & Odilon, trabalhando a seguir com Bibi Ferreira e Henriette Morineau. Sua primeira experiência de uma longa carreira cinematográfica - que como a de muitos seus colegas se desenvolveu paralela à televisão - foi em Domino Negro em 1949.
Atuou então em dezenas de filmes dos mais variados gêneros, explorando um tipo físico que se prestava a galã e a vilão com mesma facilidade. Destacou-se em Floradas na Serra (ao lado de Cacilda Becker - 54); Leonora dos Sete Mares (65); Terra em Transe (Com Paulo Autran - de Glauber Rocha - 66); Macunaíma (Com Grande Otelo - 69); A Viúva Virgem (72); Pixote, a Lei do Mais Fraco (Com Marília Pêra, Jorge Julião e Fernando Ramos da Silva - 80); O Segredo da Múmia (Com Wilson Grey - 82); Rio Babilônia (82). Dedicou-se neste período mais intensamente ao trabalho da televisão tendo feito para o cinema, tendo sido o O Bom Burguês em 1982, seu último filme. No ano seguinte, durante as gravações da novela Sol de Verão, sofreu um enfarte e não resistiu. Sua história na televisão, todo mundo sabe. [Na foto com Maria Della Costa][FM]

Outros trabalhos na TV

Nenhum comentário: