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quarta-feira, julho 09, 2008

Mauro Alice - o mago da moviola

Ele faz parte da história do cinema nacional. Pelas sua mágicas mãos cenas inesquecíveis, estrelas e aspirantes ao estrelato passaram pela sua moviola.


Nascido em Curitiba, PR, no ano de 1925, Mauro Alice chegou em em São Paulo após terminando um curso de técnico químico, precisava um estágio para tirar o diploma e vim estagiar na Rhodia em Santo André, com 23 a 24 anos, e ajá estava com emprego garantido na área de química. em 1948 e logo ingressa na área cinematográfica, nos Estúdios Vera Cruz, 1950. Iniciou sua carreira com o pé direito como assistente de Oswald Hafenrichter chefe de montagem do estúdio. Sua estréia como montador se deu nas comédias de Mazzaropi, Candinho [1953], Gato de Madame [1956], Baronesa Transviada [1957], A Grande Vedete e Alegria de Viver, de Watson Macedo consolida a carreira do curitibano, no Rio de Janeiro. Rico Ri Atoa, primeiro filme de Roberto Farias contou com sua técnica apurada de montagem. Retorna para São Paulo, e para a moviola da Vera Cruz, onde permaneceu até 1965. Montou filmes importantes nessa época como por exemplo Ravina [Rubem Biáfora], A Primeira Missa [Lima Barreto - 1962] e A Garganta do Diabo [Walter Hugo Khouri].


Na seqüencia, voltaria a trabalhar em várias comédias de Amácio Mazzaropi: Jeca Tatu [1959], Vendedor de Lingüiça [1963], Casinha Pequenina [1964], O Puritano da Rua Augusta [1965]. Sua habilidade com a moviola chama atenção de outros produtores como por exemplo Geraldo Vietri [ Imitando o Sol - 1964], Vereda da Salvação [Anselmo Duarte]. Em Cada Coração um Punhal [1969]. Mauro Alice era o montador preferido de Walter Hugo Khouri, que o convidou para montar épicos do cinema nacional: Noite Vazia, O Palácio dos Anjos [1970], O Anjo da Noite, Corpo Ardente. Nos anos 1970 trabalha com filmes de gêneros e diferentes diretores, As Galinhas [Astolfo Araújo - 1971] e As Noites de Iemanjá [1971], de M. Capovilla. Pantanal de Sangue, [Reynaldo Paes de Barros – 1972]], e a pornochanchada As Cangaceiras Eróticas [1974], de Roberto Mauro, Alucinada Pelo Desejo [1978] de Sérgio Hingst, e mais duas comédias de Mazzaropi [ Um Caipira em Bariloche [1973] e Jecão... um Fofoqueiro no Céu – 1978]].Em 1980 trabalha em O Beijo da Mulher-Aranha [1984] baseado no livro de Manuel Puig, filme de Francisco Ramalho Jr e direção de Hector Babenco. Por essa película ele recebeu o prêmio Quiquito de Ouro, no Festival de Cinema de Gramado -RS. Sônia Braga, Raul Julia e Willian Hurt estrelaram o filme. Faria mais dois filmes com Francisco Ramalho Jr, Besame Mucho e Filhos e Amantes [1981], Made in Brazi [1985, episódio1].


Anos 1990 o cinema entraria em crise e o montador também, claro. Mauro passou então, a realizar pequenos trabalhos para o Senac, São Paulo. Através da janela do seu apartamento esperava dias melhores para si e para o cinema. Não demoraria muito e novos convites e montaria Doida Demais 1989], com Vera Fischer e José Wilker, A Grande Noitada, de Denoy de Oliveira, Coração Iluminado [1998] , de Hector Babenco e Até que a Vida nos Separe [José Zaragoza - 1999]. Em 2002, montou Carandiru, o Filme, com Rodrigo Santoro e Gero Camilo nos papéis centrais. Entre nacionais e produção estrangeira sua filmografia o montador tem mais de 50 filmes no currículo.Em 2007, o centro cultural São Paulo realizou uma exposição em homenagem ao mago da moviola, um legítimo reconhecimento para o amigo Mauro Alice, ilustre morador do Higienópolis, zona oeste da capital paulistana. [FM]

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