Nascido em Curitiba, PR, no ano de 1925, Mauro Alice chegou em em São Paulo após terminando um curso de técnico químico, precisava um estágio para tirar o diploma e vim estagiar na Rhodia em Santo André, com 23 a 24 anos, e ajá estava com emprego garantido na área de química. em 1948 e logo ingressa na área cinematográfica, nos Estúdios Vera Cruz, 1950. Iniciou sua carreira com o pé direito como assistente de Oswald Hafenrichter chefe de montagem do estúdio. Sua estréia como montador se deu nas comédias de Mazzaropi, Candinho [1953], Gato de Madame [1956], Baronesa Transviada [1957], A Grande Vedete e Alegria de Viver, de Watson Macedo consolida a carreira do curitibano, no Rio de Janeiro. Rico Ri Atoa, primeiro filme de Roberto Farias contou com sua técnica apurada de montagem. Retorna para São Paulo, e para a moviola da Vera Cruz, onde permaneceu até 1965. Montou filmes importantes nessa época como por exemplo Ravina [Rubem Biáfora], A Primeira Missa [Lima Barreto - 1962] e A Garganta do Diabo [Walter Hugo Khouri].
Na seqüencia, voltaria a trabalhar em várias comédias de Amácio Mazzaropi: Jeca Tatu [1959], Vendedor de Lingüiça [1963], Casinha Pequenina [1964], O Puritano da Rua Augusta [1965]. Sua habilidade com a moviola chama atenção de outros produtores como por exemplo Geraldo Vietri [ Imitando o Sol - 1964], Vereda da Salvação [Anselmo Duarte]. Em Cada Coração um Punhal [1969]. Mauro Alice era o montador preferido de Walter Hugo Khouri, que o convidou para montar épicos do cinema nacional: Noite Vazia, O Palácio dos Anjos [1970], O Anjo da Noite, Corpo Ardente. Nos anos 1970 trabalha com filmes de gêneros e diferentes diretores, As Galinhas [Astolfo Araújo - 1971] e As Noites de Iemanjá [1971], de M. Capovilla. Pantanal de Sangue, [Reynaldo Paes de Barros – 1972]], e a pornochanchada As Cangaceiras Eróticas [1974], de Roberto Mauro, Alucinada Pelo Desejo [1978] de Sérgio Hingst, e mais duas comédias de Mazzaropi [ Um Caipira em Bariloche [1973] e Jecão... um Fofoqueiro no Céu – 1978]].Em 1980 trabalha em O Beijo da Mulher-Aranha [1984] baseado no livro de Manuel Puig, filme de Francisco Ramalho Jr e direção de Hector Babenco. Por essa película ele recebeu o prêmio Quiquito de Ouro, no Festival de Cinema de Gramado -RS. Sônia Braga, Raul Julia e Willian Hurt estrelaram o filme. Faria mais dois filmes com Francisco Ramalho Jr, Besame Mucho e Filhos e Amantes [1981], Made in Brazi [1985, episódio1].
Anos 1990 o cinema entraria em crise e o montador também, claro. Mauro passou então, a realizar pequenos trabalhos para o Senac, São Paulo. Através da janela do seu apartamento esperava dias melhores para si e para o cinema. Não demoraria muito e novos convites e montaria Doida Demais 1989], com Vera Fischer e José Wilker, A Grande Noitada, de Denoy de Oliveira, Coração Iluminado [1998] , de Hector Babenco e Até que a Vida nos Separe [José Zaragoza - 1999]. Em 2002, montou Carandiru, o Filme, com Rodrigo Santoro e Gero Camilo nos papéis centrais. Entre nacionais e produção estrangeira sua filmografia o montador tem mais de 50 filmes no currículo.Em 2007, o centro cultural São Paulo realizou uma exposição em homenagem ao mago da moviola, um legítimo reconhecimento para o amigo Mauro Alice, ilustre morador do Higienópolis, zona oeste da capital paulistana. [FM]
Nenhum comentário:
Postar um comentário