Páginas

quarta-feira, novembro 02, 2011

Cinema expressionista

O Expressionismo, movimento de vanguarda fundado em Munique, Alemanha,por volta de 1910 como reação a pintura impressionista e naturalista, se manifestou, na arquitetura e na literatura e na música.

Entretanto a verdadeira aceitação popular só acontece com o fim da Primeira Guerra Mundial. Durante os dias agitados que se seguiram a derrota alemã, o expressionismo invadiu as ruas de Berlim , Alemanha, tanto em cartazes quanto em jornais. Testemunha da angústia, o austriaco Carl Meyer desenvolve o roteiro de "Gabinete do Dr. Caligari" " Das Kabinett des Dr. Caligari",1920, bem emcima da ideia de Hans Janowitz.

O argumento e modo de tratar a história no estilo expressionista entusiasmaram o produtor Erich Pommer a contratar três pintores do grupo Der Sturm: Hermann Warm, Walter Rohking e Walter Reinmann, para trabalhar junto com o produtor Robert Wiene, na concepção visual do filme. Eles ajudaram a ampliar a visão de um mundo deformado em que os atores revelam atitudes contorcidas e muito rebuscadas. Hermann Warm proclama aquilo que será a chave, a estética do movimento, onde os filmes devem parecer desnhos vivos.

Um comentário:

Jefferson C. Vendrame disse...

Ótimo Blog, Ótimas Reportagens,
Parabens...

Estou seguindo