Páginas

segunda-feira, agosto 13, 2012

Lola Lys disse sim à arte de ser mãe

Atriz brasileira, Lola Lys largou a carreira para se dedicar à família formada com o cineasta Humberto Mauro

Lola  Lys e Humberto Mauro, marido

Nascida Maria Vilela de Almeida em Vila de São Miguel, Minas Gerais, em 28 de janeiro de 1900, ainda bem jovem mudou-se para Cataguases, também em Minas Gerais. Jamais passou por sua cabeça tornar-se atriz, até que, em 1920, conheceu o jovem diretor de cinema Humberto Mauro, vindo a contrair matrimônio.

Sua rápida estreia e passagem se deu no papel de Suzana, no filme O Tesouro Perdido, cuja atriz principal era Eva Nil, a Greta Garbo brasileira que abandonou as filmangens. Não poderia ter tido uma estreia tão boa pois o filme foi premiado com Medalhão Cinearte, de Melhor Filme, em 1927. A partir dai, Lola Lys voltou a ser Maria,dedicando-se aos três filhos que teve com Humberto Mauro. Lola Lys morreu em 10 de Setembro de 1988, em Volta Redonda, RJ, com 88.

O filme

O Tesouro Perdido foi o primeiro longa de expressão de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro. Nesta película ele é ator, a e se utiliza da família nas filmagens. Um tema convencional, este filme mudo tem como foco os desencontros de dois irmãos criados órfãos de pai. Quando completam a maioridade, cada um recebe a metade de um mapa, dai o título "O Tesouro Perdido".Além de Humberto Mauro e Lola Lys, o elenco tinha Bruno Mauro, Francisco Mauro, Alzir Arruda, Pascoal Ciodaro, Máximo Serrano.

Dados do filme: Duração: 50 minutos, ano 1927, Brasil, Preto e Branco.

SOBRE atriz Eva Nil > http://agenciafm.blogspot.com.br/2011/07/eva-nil-greta-garbo-brasileira.html

Nenhum comentário: