Páginas

sábado, novembro 04, 2017

"A Caldeira do Diabo" com Lana Turner e Arthur Kennedy

Filme com base no livro homônimo, do escritor Grace Metalious, que vendeu quarenta mil cópias nos Estados Unidos em apenas dez dias após seu lançamento. Reconhecido por subverter os melodramas hollywoodianos, enfrentou forte censura, mas fez escola ao flagrar a hipocrisia dos habitantes de uma pequena cidadezinha do interior que escondem seus "pequenos" segredos: adultério, estupro e suicídio.

O filme rendeu uma duradoura série de televisão de mesmo nome (com Ryan O'Neal), que se estabeleceu como o primeiro drama tórrido, abrindo caminho para gerações futuras como Desperate Housewives e Twin Peaks. A caldeira do diabo foi o segundo filme de maior bilheteria nos cinemas estadunidenses em 1958. Uma sequência menos famosa para o filme foi lançada em 1961

A história se inicia em 1941, num lugar chamado Peyton Place, na Nova Inglaterra, onde a maioria das pessoas trabalha para uma grande fábrica de tecidos, as crianças estudam numa boa Escola Secundária e as famílias frequentam diversas igrejas, de diferentes religiões.

A então adolescente Allison Mackenzie, que narra a história, vive com sua mãe viúva Constance, que administra uma loja de sua propriedade enquanto uma empregada cuida da casa. A melhor amiga de Allison é Selena, filha da empregada, que vive em uma cabana com seu irmão menor e seu padrasto alcoólico. Seu melhor amigo é Norman, um rapaz reprimido pela mãe opressora. Quando Allison e Norman são confundidos com outro casal que nadavam nús em um riacho, imediatamente surgem fofocas que chegam até Constance e também à mãe de Norman. Constance discute com a filha e lhe faz revelações, que levam Allison a sair de casa e ir sozinha para Nova Iorque. Mais de 1 ano depois, Selena confessa um crime e vai a julgamento, motivo de Allison voltar à Peyton Place, o último lugar que ela gostaria de estar no mundo.

Lana Turner - Constance MacKenzie
Lee Philips - Michael Rossi
Arthur Kennedy - Lucas Cross
Lloyd Nolan - Dr. Matthew Swain
Russ Tamblyn - Norman Page
Terry Moore - Betty Anderson
Hope Lange - Selena Cross
Diane Varsi - Allison MacKenzie
David Nelson - Ted Carter
Barry Coe - Rodney Harrington
Betty Field - Nellie Cross
Mildred Dunnock - Srta. Elsie Thornton
Leon Ames - Sr. Harrington
Lorne Greene - Promotor

Nenhum comentário: