Páginas

segunda-feira, maio 30, 2022

Morre Renato Dobal, ator

 O ator, artista plástico e cenógrafo nascido no Piaui, muito jovem migrou para o Rio de Janeiro e de lá veio para cidade de São Paulo onde desenvolveu toda sua carreira artística, onde faleceu em 23 de maio. 

Renato Dobal/ Francisco Martins
AgênciaFM
Dobal atuou no cinema, televisão e teatro. Seu último trabalho no teatro foi em " A Lôba de Rayban", com Christiane Torloni, e "O Lôbo de Raybam " com seu parceiro Raul Cortez. Na tv Cultura fez "Bye, Bye, Pororoca" e no cinema "O Dia em que meus pais sairam de férica". 

Sempre sorridente e bem humorado, Renato Dobal, é referência na dramaturgia brasileira além de ser considerado pela maioria absoluta de seus colegas como um ícone dos palcos, com mais de 60 peças no currículo. 


Brasileiro nascido no Piauí migrou para o Rio de Janeiro onde ingressou no Teatro do Estudante, dirigido por Pascoal Carlos Magno. Faltava aproximadamente um ano e meio para ele se formar quando recebeu um convite para integrar o elenco de "Seis Personagens em Busca de um Autor", 1951. "Fiquei em dúvida pois queria terminar o curso. 

Entretanto, atendi ao convite e chegando lá perguntaram quantos anos eu tinha? - Respondi, 21 anos (mas tinha 28 anos). Foi uma gargalhada só. Não entendi a razão dos risos. Mas, fui aceito para trabalhar ao lado de Tonia Carrero, Paulo Autran e Adolfo Celli. Ler matéria

Nenhum comentário: