Páginas

segunda-feira, agosto 12, 2019

Mostra: o cinema de Alan Gilsenan

Mostra Vidas irlandesas: o cinema de Alan Gilsenan apresenta ao público brasileiro filmes sobre as vidas de escritores e artistas irlandeses, como W. B. Yeats, Tom Murphy, Paul Durcan, Liam Clancy e Sean Scully, de figuras históricas, como Roger Casement, Eliza Lynch e Patrick Pearse, e do renomado psiquiatra Ivor Browne, representadas na obra de Alan Gilsenan. 

Premiado cineasta, escritor e diretor de teatro irlandês, Alan Gilsenan dirigiu mais de 30 filmes para o cinema e televisão, incluindo as cinebiografias desta mostra: O fantasma de Roger Casement (2002); Cante para sempre (2003); Paul Durcan: A escola escura, 1944-1971 (2007); The Yellow Bittern: A vida de Liam Clancy (2008); A tela maldita (2009); Os escritos de Pearse (2010); Eliza Lynch: Rainha do Paraguai (2013); W. B. Yeats: uma visão (2014); e Encontros com Ivor (2017).

Vidas irlandesas: o cinema de Alan Gilsenan explora as possibilidades de o cinema representar biografias na tela, com perspectivas alternativas àquelas de escritos históricos e biografias convencionais, de maneira criativa e questionadora.

A abertura, no dia 15 de agosto, incluirá a exibição do filme W. B. Yeats: uma visão, que será apresentado pelo cineasta e por representantes consulares, e o lançamento do livro Vidas irlandesas: o cinema de Alan Gilsenan em contexto (PPGI/UFSC e Insular, 2019), organizado por Beatriz Kopschitz Bastos e José Roberto O’Shea.

Esta mostra contou com curadoria e organização de Beatriz Kopschitz Bastos e Lance Pettitt, colaboração de Ketlyn Mara Rosa e apoio da Embaixada e do Consulado Geral da Irlanda no Brasil. Todas as exibições contarão com a presença do diretor Alan Gilsenan. Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

De 15 a 18/8

Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)


Nenhum comentário: